O PODER DOS SUCOS.


O poder dos Sucos

Os sucos naturais podem mudar a sua vida. A mudança poderá ser gradual ou rápida, perceptível ou espantosa. Mas, desde que você comece a incluir sucos frescos na alimentação diária, você irá sentir-se e parecer melhor.
O objetivo é ajudar a todos a adquirir hábitos alimentares saudáveis e descobrir a diversão e a criatividade que existe em fazer e tomar sucos. Não é advogar uma mudança drástica na dieta alimentar, mas incentivar você a tomar sucos regularmente, como suplemento para a alimentação diária.
Algumas doenças sérias podem ser minoradas, ou talvez evitadas, pelo hábito de tomar sucos frescos. Mas entenda bem: os sucos não são remédios. São apenas alimentos puros e nutritivos que oferecem ao corpo vitaminas e sais minerais que ele necessita para se manter saudável.
Mas, deve-se usar os sucos do modo correto. É importante não esquecer que a dieta se tornará mais sadia, fácil e agradável, no momento em que se incluem sucos frescos como base, todos os dias.
Há outra grande vantagem nos sucos: eles significam um excelente modo de perder peso de maneira natural, sem que se tenha a sensação de ser privado de algo. Sucos de vegetais contém baixas calorias e são praticamente sem gorduras, têm ótimo gosto e satisfazem.
Os sucos contribuem para a saúde cardiovascular, amplia a capacidade física, ajudar a baixar a pressão arterial, a dormir bem, a ter mais energia e melhor saúde do que se pode imaginar.
Quando ingerimos frutas frescas e hortaliças, nossos corpos retiram das fibras os líquidos de que precisam. Em seguida, as fibras passam para o trato digestivo inferior. Ao tomar sucos, você elimina uma etapa do processo digestivo - extrair o líquido das fibras - e oferece ao corpo, com mais eficiência, os nutrientes de que ele necessita. O suco feito em casa é muito diferente dos sucos em garrafas, latas e caixas. É absolutamente fresco, o que é importante, porque os nutrientes perdem muito o valor depois de algum tempo que foi feito. Não é pasteurizado, "cozido", e as células vivas, recebidas de maneira direta pelo organismo, garantem a boa saúde. O suco fresco é absolutamente puro, livre de aditivos e conservantes.
Para se ter uma idéia, uma xícara de suco de cenoura contém nutrição equivalente a de quatro xícaras de cenouras cruas, picadas. Sucos frescos, se ingeridos imediatamente depois de serem feitos, contém cerca de 95% do valor alimentício da fruta ou hortaliça. Neste processo, o organismo recebe os nutrientes necessários: vitaminas e sais minerais.
É importante compreender a diferença entre sucos de frutas e de hortaliças. As hortaliças são mais difíceis de digerir que as frutas; tendem a ser mais pesadas e demoram mais a serem assimiladas pelo organismo. No entanto, quando se toma o suco de uma hortaliça, o corpo absorve imediatamente as partículas alimentícias.
Os Sucos mais importantes
Todas as frutas e hortaliças têm papéis importantes a desempenhar para manter a saúde boa, porém alguns mais do que outros. Suco de cenoura e de aipo devem se tornar logo parte da dieta diária. O suco de maçã é o único que pode ser misturado a qualquer suco de hortaliça.
Folhas verdes, tais como espinafre, salsa, alface e brotos são de importância vital. Sucos de frutas cítricas são excelentes fontes de vitamina C, muito necessária para o nosso corpo.
Todos os benefícios dos Sucos à Saúde
A grande quantidade de alimentos crus livra o corpo de toxinas, da-lhe sensação refrescante e torna-o energizado e relaxado ao mesmo tempo. Os alimentos puros suavizam a pele, tornam os cabelos brilhantes, a respiração livre, e todo sistema orgânico fica tão regulado que você não precisará mais se preocupar com ele. Gripes e resfriados diminuem e tornam-se muito mais espaçados.
Pesquisas demonstram que o beta-caroteno desempenha um papel importante na prevenção de muitas doenças. Em ação, ele funciona como um antioxidante, neutraliza as moléculas nocivas conhecidas como radicais livres. Ao fazer isto, o beta-caroteno protege a valiosa carga genética que existe em cada célula, para garantir a saúde e diminuir as possibilidades do envolvimento das doenças.
Hoje em dia, a comunidade médica aconselha o consumo de mais hortaliças que contenham beta-caroteno para evitar certos tipos de câncer. Fontes: cenoura, agrião, couve-flor, espinafre, nabo, brócolis e abóbora.
A clorofila é um outro elemento muito valioso para os seres humanos. Encontrada apenas nas plantas, a clorofila aparece no combate ao crescimento de tumores.
Estes são alguns modos pelos quais os sucos frescos de frutas e hortaliças podem melhorar a sua vida e ajudar a prevenir uma série de doenças.

Dicas importantes:
Tomar os sucos assim que ficarem prontos.
Não armazená-los na geladeira para consumo posterior.
Quando tomar suco de hortaliças, trate de mastigá-los.


Receitas básicas
coquetel antivírus: 2 maças e 1 laranja
regulador noturno: 2 maçãs e 1 pêra
purificador de sangue: 3 maças e 8 m
anti-úlcera: ½ tomate, 100g repolho, 2 talos salsão
exterminador de manchas: 6 cenouras ½ pimentão verde
depurador do corpo: 2 cenouras, ½ pepino, ½ beterraba
coquetel baixa-colesterol: 5 cenouras, ½ maçã, 1 pedaço gengibre e 1 punhado de salsinha
digestivo especial: 6 cenouras e 7 folhas espinafre
cabelos brancos: 100g repolho, 7 folhas espinafre e 4 cenouras
evitar fadiga muscular: 4 cenouras, 1 aspargo 1 talo salsão
coquetel estimulante de energia: 6 cenouras, 5 ramos salsinha
envelhecimento geral: salsão, melancia, cenoura e salsinha
unhas quebradiças: pepino
osteoporose: cenoura, couve e brócolis
artrite: repolho, salsão

Receita especial
Suco Pele de Cetim: excelente para resfriados e náusea. Contribui para a suavidade da pele. É indicado para levantar o ânimo. É o verdadeiro suco do renascimento.
Ingredientes: 5 cenouras, 1 maçã e 1 pedaço de gengibre.

Conclusões
Os sucos não promovem curas milagrosas. Não há qualquer mágica nisto: comam bem, façam exercícios, durmam bastante. Assim, irão sentir-se muito melhor e ter uma vida mais saudável.

Suco verde (Purifica, regenera e constrói o corpo)

Ingredientes:
½ litro de água filtrada.
4 folhas de couve. (pode ser a mesma quantidade de agrião ou misturados meio a meio).
Caldo de 1 limão grande ou 2 limões pequenos.
½ xíc. de açúcar mascavo 20 gotas de stévia (Stevita)
Uma Pitada de ervas aromáticas como hortelã ou funcho.

Modo de preparar:
Bata todos os ingredientes no liquidificador durante 30 segundos.
Coe em coador fino.
Guarde em jarra escura.

Atenção:
Os suco amarelo de cenoura e o vermelho de beterraba também são excelentes para a manutenção da saúde. Prepare-os substituindo cenoura ou beterraba pela couve da receita acima.

Procure não guardar o suco verde, tome-o na hora para aproveitar as vitaminas !
Utilize:
1 a 2 copos como desjejum
Se desejar tome 2 dias suco verde, 1 dia suco amarelo e 1 dia suco vermelho..

SUCO NUTRITIVO
Ingredientes:
250ml de suco de laranja, 1/3 de cenoura crua, 1/8 de tomate fresco bem vermelho sem sementes, ¼ de maçã com casca, ¼ de polpa congelada de acerola, pedaços de 3 frutas frescas diferentes (exceto banana e abacate). Convém variar as frutas, para não enjoar do sabor.

Modo de Preparo:
Bater no liqüidificador, não coar e tomar em seguida. Adoçar, se desejar, com 1 col. (sobremesa) de açúcar, no máximo. Para ficar gelado, deixe as frutas na geladeira antes de utilizá-las.

SUCO CICATRIZANTE
Ingredientes:
200ml de suco de laranja lima (espremido na hora), ½ folha de couve manteiga (fresca e lavada, sem o talo).

Modo de Preparo:
Bata tudo no liqüidificador. Na hora de servir, não coe. Tome pela manhã, ainda em jejum, por 15 dias. Este suco é ideal para o auxílio de tratamentos de gastrites e colites.

SUCO ANTIOXIDANTE
Ingredientes:
Abacaxi, ameixa preta fresca, maçã, polpa de framboesa, folhas de melissa fresca ou capim cidreira, água mineral suficiente.

Modo de fazer:
Bata tudo no liqüidificador, coe e beba em seguida. Tome duas vezes ao dia para ter efeito antioxidante.

INCREMENTE SEU SUCO
INFUSÃO DE ESPECIARIAS
Ingredientes:
1 canela em pau, 1cm de gengibre, ½ fava de baunilha, 2 bagos de cardamomo, 1 anis estrelado, 2 litros de água.

Modo de fazer:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe reduzir pela metade. Coe e acrescente 200 ml da infusão para cada litro do suco de sua preferência (pode até ser suco de caixinha).

FRUTA OU POLPA?
A fruta in natura é a preferida, pois acredita-se que ela é muito mais saborosa e conserva uma maior quantidade de vitaminas e proteínas encontradas nos frutos. Mas há ressalvas. "Se for colhida antes da época, ela pode deixar de ter diversos nutrientes, como a vitamina C, que geralmente é a última a compor a fruta", explica a nutricionista especialista em gastronomia Andréa Esquivel. "A polpa é sempre tirada de um fruto maduro, já que as empresas querem aproveitar ao máximo o material colhido. Logo que é extraída, ela é congelada, e o congelamento preserva suas vitaminas. Portanto, se a fruta não estiver na época certa, prefira a polpa", ensina.

EXÓTICAS E SABOROSAS
PITAYA - Fruta exótica, pertencente à família das cactáceas. Tem fama de ser afrodisíaca.
SALMÃO-CLARO - Lembra a graviola, mas é um pouco mais ácido. Tem frescor e consistência leve.
ROSA-CHOQUE - Tem gosto de suco de beterraba. É bem ralinho e um pouco aguado.
JAMBO - As melhores épocas para a colheita deste fruto são o verão e o outono.
CEREJA - Rica em glicose e minerais, tem polpa refrescante. Seu suco é delicioso, mas caro.

Mate solúvel (não usar o copinho industrializado) – 1 colher de sopa;
Água - 1 copo de 200ml;
½ maçã sem semente;
½ papaya;
1 banana prata;
Leite de soja - ½ copo de 100ml;
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Este é um suco protéico, bastante energético e estimulante, o que garante o metabolismo a todo vapor. Devido à presença do mate, que confere maior gasto energético, é interessante para ser tomado pela manhã, para garantir maior disposição durante o dia, especialmente se tomado antes da academia.

Desintoxicante

Abacaxi em cubos - 1 copo de 300ml;
Raspas de casca de limão - 1 colher de sopa;
Gengibre fresco ralado - ½ colher sobremesa;
Modo de preparo: bata no liquidificador

O abacaxi é energético e contém vitaminas do complexo B, ácido pantotenico e vitamina A. Tem efeito antiinflamatório, diurético e digestivo, pois possui uma substância no miolo chamada bromelina. A casca do limão contém substâncias antioxidantes e desintoxicantes, e o gengibre, além de antiinflamatório, é desintoxicante.

Firmeza da pele

Laranja - ½ copo de suco concentrado;
1 cenoura pequena ralada;
2 fatias finas de beterraba;
Água mineral gelada - ½ copo.
Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva imediatamente, adoçado a gosto.

Este trio garante a firmeza da pele, especialmente devido ao conteúdo de vitamina A, bioflavonóides, vitamina C e LPC-A, um precursor na formação do colágeno, aliás a beterraba é campeã neste composto. O bioflavonoide, mais rico na laranja, é a hisperidina, que garante maior circulação sanguínea, evitando o a sensação de peso e dores nas pernas. Ainda, a composição fortalece o sistema imune.

Pós-academia

Água de coco – 200ml;
Aipo – 2 talos;
Melão – 2 fatias médias;
Mamão papaya – ½ unidade pequena.
Modo de preparo: bater os ingredientes e tomar em seguida.

Combinação das maiores fontes de potássio, mineral essencial para a contração muscular (interessante também para a musculatura do coração) e para evitar a retenção de líquidos. É um suco interessante para os indivíduos hipertensos e para aqueles que têm acúmulos de líquidos e cãibras com freqüência, especialmente após a atividade física.

Pele dourada e hidratada

Cenoura crua - 1/4 unidade média;
Mamão Papaya - 1/4 unid. média;
Limão para suco - 1/2 unid. média;
Semente de linhaça dourada - 1 col. de sobremesa;
Gérmen de trigo - 1 col. de sobremesa;
Farelo de semente de linhaça dourada- 1 col. de sobremesa;
Adicionar o suficiente de água.

Tanto o mamão papaia quanto a cenoura são ricos em vitamina A, importante para a recuperação e regeneração do tecido celular, e fundamental para a saúde de cabelos, pele e unhas. O caroteno garante maior permanência do bronzeado. Esta combinação contém alto conteúdo de vitamina C e flavonoides que combatem o excesso de radicais livres protegendo a pele dos efeitos nocivos do sol, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. O gérmen de trigo contém quantidade suficiente de vitamina E, e a linhaça dourada entra com a gordura essencial omega 3 para garantir a hidratação da pele e prevenir o envelhecimento das células.

Anti-inchaço

Suco de 1 lima da pérsia;
Melancia picada - 3 xícaras de chá;
Capim cidreira fresco - 10 folhas de capim.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador e coe.

A melancia é um excelente estimulante, tem vitaminas A, C, E, K e todas as do complexo B. Além disso, por possuir um alto conteúdo de líquido e baixo valor calórico em relação à maior parte das frutas, ela contém mais nutrientes por calorias. Contém um potente antioxidante, o licopeno, que confere a sua cor vermelha e protege as células do envelhecimento. Associado a isto, tem a lima da pérsia, que por ser rica em antioxidantes, favorece a circulação linfática, sendo indicada para evitar retenções de líquidos e celulite. Já o capim cidreira confere melhora na digestão, o que ajuda a reduzir a produção de gases intestinais, responsáveis também pelo inchaço

Barriga no lugar
Melão com semente (coar) - 2 fatias;
Chá de erva doce - 1 copo grande.
Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador, adoce a gosto e sirva em seguida. O rendimento é de 480ml (2 copos).

A combinação do melão e da erva doce garante um conteúdo enorme de cálcio, mineral fundamental para o metabolismo, garantindo a perda de gordura, sobretudo abdominal. Não podemos desprezar a semente de melão no preparo dos sucos, pois ela é ainda mais rica em cálcio do que a própria fruta. A erva doce também é fonte de cálcio, por isso entra em boa combinação na redução da gordura abdominal. Outro benefício desta combinação está relacionado à capacidade de alcalinizar o organismo, o que favorece a expulsão de toxinas com mais eficiência, afastando a possibilidade de dores articulares, musculares e problemas inflamatórios
Fonte(s):http://beleza.ig.com.br/noticia/2008/01/…

1 comentários:

Anônimo 14 de setembro de 2009 às 18:22  

Que Blog mais interessante,sou fascinada por tudo que tem a ver com vida saudavel....esse é meu EStilo de vida,vou seguir seu Blog querida,e mais uma coisa.....vc tem um jeito muito simpatica...se morasse perto seriamos boas amigas...
Fique com Deus....beijos
Solange Danielle