OSTEOPOROSE...


Diagnóstico precoce é prevenção ideal da osteoporose
Seg. 16 Jun. 2008
Dr. Marco Paschoalin*/Especial para BR Press
(BR Press) - A osteoporose é marcada pela redução da quantidade e da qualidade da massa óssea, o que leva a um aumento no risco de fraturas. A doença é a principal causa de fraturas em mulheres na pós-menopausa e em idosos.
As principais fraturas ocorrem na coluna, no quadril e nos pulsos e podem levar a complicações, como dores crônicas, dificuldade para locomoção e, conseqüentemente, deterioração da qualidade de vida do paciente.
A enfermidade acomete um número muito grande de pessoas em todo o mundo. Estima-se que, somente nos Estados Unidos, 10 milhões de pes- soas acima de 50 anos sofram com a doença e mais de 34 milhões apre-sentem baixa massa óssea, característica que predispõe ao desenvolvi-mento da osteoporose.
Mulheres
A cada cinco pessoas acometidas pela doença 4 são mulheres, das quais 50% vão apresentar alguma forma de fratura relacionada à do-ença ao longo de suas vidas. A doença é chamada de silenciosa, pois, na grande maioria dos casos, não apresenta sintomas até que ocorra a primeira fratura.
No caso das mulheres na pós-menopausa, a atenção deve ser redobrada, pois a principal causa da osteoporose é a redução na produção de estró-geno que acontece justamente nesse período.
Entre os fatores de risco que podemos destacar relacionados à doença estão idade avançada, baixo peso, raça caucasiana, histórico de doença na família, deficiência hormonal, dieta pobre em cálcio, uso de determi-nadas medicações como corticóides, fumo, álcool e uma vida seden-tária, além do uso freqüente de refrigerantes (ricos em ácido fosfóri-co).
Densitometria óssea
O diagnóstico da osteoporose é feito através da densitometria óssea, um exame simples e indolor que pode ser descrito como uma "radiografia" do corpo. Com ele, é possível identificar a quantidade de mineral presente ossos e dar o direcionamento adequado ao tratamento, caso neces-sário.
Não existe cura para a osteoporose e o objetivo principal do tratamento é evitar as fraturas. Há dois caminhos que podem ser seguidos: um à ba-se de medicamentos e outro não medicamentoso. Na terapia à base de remédios, os tratamentos evoluíram muito nos últimos anos. Comprimidos que eram tomados diariamente, hoje já podem ser tomados a cada sema-na e até mensalmente.
O tratamento sem medicamentos é feito com uma alteração no estilo de vida do paciente, que inclui atividades físicas constantes, alimen-tação rica em cálcio e exposição adequada ao sol para estimular a absorção de vitamina D. O médico saberá optar por um desses trata-mentos ou até mesmo por ambos, de acordo com as características de seu caso.
Prevenção
Vale ressaltar que apesar dos tratamentos disponíveis, o mais importan-te é prevenir a doença bem antes de se chegar à maturidade. Por is-so, é fundamental que, desde a juventude, já exista uma conscienti-zação sobre a enfermidade e suas formas de prevenção. Ter uma die-ta rica em cálcio desde a infância, manter atividade física regular, evi-tar o uso excessivo de refrigerantes, álcool e fumo certamente são a-ções que poderão garantir u-ma "reserva óssea" para quando o cor-po precisar. Quanto maior for essa "reserva", menor a probabilidade de desenvolver a osteoporose.
(*) Dr. Marco Paschoalin, gerente médico da Roche e responsável pelo tratamento oral mensal para a osteoporose.
Copyright © 2008 BR Press. Todos os direitos reservados.


NUTRIENTES HERBALIFE: Xtra-Cal. Já vem com VIT. D e MAGNÉSIO em sua formulação.


OSTEOPOROSE...

0 comentários: